2003-06-26

Ocorre-me de repente que o Partido Socialista está na sua melhor fase, pelo menos dos últimos anos. Vejamos: Depois de se terem demitido de governar Portugal, depois dos problemas com a justiça (pelos vistos ontem surgiu mais um abuso de poder, numa Câmara Municipal) o PS está na sua melhor forma, já que está afastado da entediante tarefa de governar. Ganhou espaço para acusar a coligação PSD/PP de em apenas 12 meses ter estragado o seu trabalho. Esses Fachos...

O Ferro "Cabala" Rodrigues, tem hoje a missãoo de comandar um PS moribundo; gostei particularmente de uma (tentativa de) entrevista de um insigne deputado socialista que fez 100 metros sem abrir a boca, enquanto o repórter lhe perguntava insistentemente se usava o passe social, que a Assembleia da República lhe pagava; ou o Deputado Lello que afirmou que a pergunta não era suficientemente estimulante - já agora aproveito para afirmar que não acho grave receberem dinheiro para o passe e não o comprem, pois devem usar outros transportes, mas são perguntas legítimas, como concordou a deputada Bloquista. Força, força camarada Ferro, o povo está contigo, aliás, o povo está com quem aparecer, afinal quem é esse povo, por onde anda? É homogéneo, é heterogéneo... O povo já não sai á rua (só para ver os santos populares, porque para polí­tica, só se existirem umas câmaras da SIC ou TVI, bem hajam...
Sobre a PAC

Vão ocorrer cortes de 3% a partir de 2005 e 7 depois de 2007.

Pois bem, proponho uma fórmula mágica e inovadora para conseguir recuperar não só esta percentagem de quebra, como ganhar ainda mais. Como?

Aumentando a fiscalização e essencialmente definindo uma estratégia coerente e nacional para a nossa agricultura. Acabem-se com os subsídios aos agricultores e dêem apenas aos empresários agrícolas. Qual a diferença? Vejamos:

Um agricultor pensa que quando as suas colheitas se perdem devido a uma calamidade(zinha), o estado entra com ele! O empresário faz seguros de colheita e de protecção.

O agricultor tem uma mentalidade derrotista e planta aquilo que o seu pai, avô e bisavô plantava, o empresário planta o que o mercado pede, ou pode vir a pedir... e por aí a fora!

Fomos voto vencido nas negociações (eles não devem saber que já fomos uma potência mundial em 500, os que sabem pensam que tínhamos um campeão nesta classe de competição motociclista), é pena, mas agora é trabalhar com o dinheiro que vem, ou já se esqueceram das toneladas de notas que os QCA trouxeram, e que pouco fizeram à competitividade deste país...

Só uma nota solta: Estou a pensar abrir uma fábrica de chapéus-de-chuva, quando não chover, peço ao estado um subsídio... não terei o mesmo direito?
No Publico

Angola Rica-pobre
Por NUNO PACHECO
Quinta-feira, 26 de Junho de 2003

Por um daqueles insondáveis mistérios da história, o presidente angolano José Eduardo dos Santos chega hoje à Suíça como convidado de honra para, num reputado fórum internacional, dissertar sobre "transparência e boa governação". A notícia, que certamente terá deixado atónitos todos aqueles que ao longo das últimas décadas têm seguido de perto a realidade angolana, não é falsa nem se trata de uma brincadeira de mau gosto. É verdadeira e pode ser confirmada no site do Fórum de Crans Montana (www.cmf.ch), que desde 1989 reúne anualmente na Suíça chefes de Estado e governantes de vários países sob o mote "empenhados num mundo mais humano."
___

Qualquer dia convidam o BiBi para apresentar o Clube Disney.
Quando ouvi falar de um concurso chamado "mão de ouro", pensei logo, com esta minha mente depravada, que se tratava de um concurso sobre prazeres solitários (tão ao gosto do PIPI do outro, embora também se refira a muitos outros prazeres...), depois, mais em mim, pensando que a TVI tinha uma pesada herança ligada à Igreja que a fez nascer (e quase morrer)... mas, não! Trata-se de um “pograma” onde as pessoas tocam num carro até caírem no chão de exaustão, alucinações ou outras formas de fadiga física e psíquica.

Ninguém obrigou aqueles desgraçados a irem para lá, até aí tudo bem, mas penso que é baixar muito o nível de um canal...

Proponho um concurso baseado no seguinte: dez concorrentes fechados 10 dias sem comer, depois, coloca-se uma perna de frango assada no centro de um campo de hoquei, as pessoas são largadas e quem conseguir agarrar e comer a dita, ganha!!! Para encontrar o segundo lugar e terceiro, é só contar aqueles que têm mais cabelos e menos mazelas.... foi só uma sugestão!
100 Sombra de Frontalidade

A minha mulher e a minha mãe nas compras de charcutaria do Supermecado, chegada a vez de serem atendidas por uma senhora daquelas bem gordinhas e recheadas, que quase nao conseguem andar:

M/M: qual é o melhor queijo?
Gorda: o Y. Querem provar?
M/M: sim.
Gorda:que tal?
M/M:muito bom. É deste que a senhora costuma levar para casa?
Gorda: não, eu não posso comer.
M/M: então e esse corpinho? É do cheiro?!

2003-06-25

O Blog-de-esquerda, esse ícone da esquerda radical (radical enquanto sinónimo de raiz, sem confusões com o radicalismo, embora convenhamos que por vezes chegam lá), avançam com a força que a esquerda está a assumir na Blogosfera portuguesa, isso até é bom. Explico-me melhor, trata-se de uma boa maneira de exteriorizarem os seus pontos de vista e opiniões, pelo menos por aqui podemos sempre desligar o PC (não o partido), puchando com toda a força a tomada da corrente... já durante as campanhas e comícios se torna mais difícil (não impossível), a não ser que uns subversivos desliguem os microfones, mas mesmo assim desconfio que têm a voz alta o suficiente para se fazerem ouvir, mesmo num espaço cheio, como por exemplo num elevador.

Piada à parte, a blogosfera não é partidarizavel, pois não é uma democracia, cada blogue é em si uma ditadura, já que não existe controlo, o “governo” não é eleito, enfim, penso que a blogosfera se aproxima mais de uma federação de estados absolutistas. Quanto ao espírito democrático, ela reside na honestidade intelectual de quem escreve, por isso, enquanto as pessoas por aqui forem honestas e verdadeiras, esta ditadura suporta-se... continuarei a passar todos os dias pela vossa "ditadura"-de-esquerda... (desculpem, não resisti).
Estava-se mesmo a ver. Como a culpa não deve morrer solteira, afinal, quem montou o envolvimento do dirigente do PS no caso “Casa Pia” (seria mais fácil o “Caso” Pia, tal é o fedor e complacência), a denominada “cabala”, foi o Ministro Portas...

CABALA do Hebr. kabbala, ensino oculto
s. f.,
sistema hebraico de interpretação bíblica;
ciência oculta, conluio ou intriga secreta entre indivíduos que conspiram para o mesmo fim;
maquinação, tramóia, trama.

In Dicionário Universal da Língua Portuguesa


Pois bem, já todos desconfiávamos que o PS não tinha nada de novo para introduzir na vida política, assim, seguindo a linha da comunicação social mais sensacionalista, introduz a cabala, não para descredibilizar ainda mais a política, mas para vender os seus líderes como desgraçados e perseguidos pela Secreta Militar, que o PP (partido ou ministro, acaba por dar ao mesmo) numa tentativa fascista, procura acabar com a esquerda (estabelecida e conformista) portuguesa.

Esta teoria da conspiração é de facto hilariante, se não fosse um assunto tão sério e nefasto para a vida deste País. O PS deve iniciar um processo de recrutamento para novos líderes (e uma purga, que pode ser extendida a outros), pois estes já não se aguentam muito tempo, ou vão embora, ou afundam este partido dito socialista...

A esquerda, como aliás é seu apanágio, mais uma vez, dá mostras de uma cultura infantil e paranóica, desde o 25 de Novembro (de 75, claro) nunca mais foi a mesma.

2003-06-24

Ainda antes daquele cafézinho, uma reflexão crítica:

As praias naturistas (não que costume faze-lo sempre, mas sou um fã), não podem ficar a menos de 1,5Km de uma escola ou igreja. Ora a minha crítica vai para o facto de vivermos num estado laico (que deveria ser agnóstico). Como foi possível legislarem uma parvoíce destas? Quando muito as praias deveriam ser protegidas dos mirones. Será que uma Universidade ou Liceu que fique perto (a menos de 1,5Km) de uma praia (acredito que no Algarve isso não deva ser muito difícil) impede de facto esta classificação?

A realidade é simples, uma velhinha beata ao ir a uma missa ficará certamente escandalizada ao ver uma pessoa núa, mas já não se importa de ver o cristo pregado numa cruz com sangue a correr pelo corpo, também ele semi-nú.

Convenhamos que é um cenário decadente.
O “umbiguismo” tem sido usado com uma carga pejorativa tão forte que fico com dor de cabeça, só de tentar ler algumas das parvoíces que se têm escrito. De facto, o umbiguismo é uma das terapêuticas que podem ser usadas no nosso País. Os portugueses têm falta de amor próprio, auto-confiança, proponho por isso que os “umbiguistas” lancem uma campanha de evangelização nacional, com o intuito de reformar esta consciência nacional, devassada pela conjuntura internacional, pelos governos socialistas e pela fraca cepa dos políticos de “carreira”, que são também um dos sintomas....

O “umbiguismo” é uma força interior que obriga a uma sobrevalorização profunda do EU (não da EU), essa sobrevalorização provoca uma profunda necessidade de se discutir, de opinar, de intervir, de se corrigir e de se sobrepor... e já chega, porque entretanto já me perdi e assim de reprente, a olhar para o meu umbigo (que por acaso até é bem bonito) fico com a sensação que tenho de ir beber um café e falar sobre mim a alguém... seja quem for!
“Sempre fui americanófilo, mas nesse momento percebi que aquela é também a minha civilização, a civilização das liberdades, e que estava a ser atacada por adeptos de tiranias religiosas” in http://www.dicionariodiabo.blogspot.com

O Pedro Mexia, que nos brindou anteriormente com a colunainfame (que de resto mantenho nos meus favoritos, não sei se por pena do seu fim, se por esperança da sua continuação), faz a afirmação anterior, pois a minha nota solta vai para a confusão feita no que toca à civilização das liberdades. Um país que manteve durante a IIGG campos de concentração para a sua população, que financiou regimes ditatoriais, com a desculpa de deter os comunistas, que perseguiu no seu próprio território. Encontro-me numa direita liberal, ainda assim considero que os partidos da esquerda mais socialista são importantes à sanidade de um país. Por isso, a terra das liberdades é uma falsidade, dizimaram e prenderam os índios, depois os pretos (digo assim sem racismo, porque os brancos também não são brancos...)...

A realidade norte americana é evidentemente uma potência que gere a liberdade, em função dos seus interesses e políticas, quanto às tiranias religiosas, quem foi que financiou a sua maioria????
O paradoxo dos Blogues

“Na blogosfera, metade parece estar deprimida porque ainda não foi para férias, outra metade porque já está em férias e uma pequeníssima minoria não consegue ficar deprimida. A mera existência desta minoria subversiva exige que se chame a Polícia do Pensamento.” In http://abrupto.blogspot.com

Parece-me que esta afirmação de JPP se enquadra perfeitamente na assunção de que o Português é de facto preguiçoso, pouco produtivo e laxista (o meu corrector importuna-me agora com o desejo macabro de substituir esta palavra por “lixaste” ou “taxista”, vai-se lá saber porquê), mas voltando ao texto em abrupto; a blogosfera, que é uma realidade irreal, um conto de fadas urbano, ou um tímido diário corajoso. Mas de facto, a estação do calor está por cá. Com todos os problemas que trazem, seja ao nível do suor que se entranha como nunca, ou apenas pela vontade de comer aquele gelado, sem a culpa de aumentar a barriga.

No meu caso, que pertenço à minoria subversiva, a tal que não se deprime, nem tão pouco quando chego a um bar e em vez daquela empregada loura sou atendido pelo zé... Já quanto a polícias... sou contra, não por serem polícias, mas por não serem outra coisa qualquer.

“Redução do IVA nos adereços para 5%. Os coitados estão sujeitos a enormes despesas em sapatos altos, cabedais, latex, perucas e pinturas. Os vestidinhos andam pela hora da morte. Não parece lógico que o livro só pague 5%de IVA e o cinto de ligas pague 19%. Corrija-se.” In http://jaquinzinhos.blogspot.com

Ao jaquinzinho só tenho uma nota, de facto ainda que os sapatos altos, cabedais, latex, perucas e pinturas sejam utensílios que permitem comer algo, parece-me despropositado equiparar aos 5% que o estado taxa as hortaliças da D. Adelina, os Tomates do Sr. Francisco, ou o leite da vaca do Sr. Aldemildo. Pode ser feito um esforço para criar uma taxa intermédia entre os 5% dos produtos agrícolas e os 12 da restauração... Foi só uma nota solta...

2003-06-23

Com o tempo vou decorando este e-sótão, colocando as peças que faltam, tudo a seu tempo, claro!
Depois de mais uma maratona de incertezas, a realidade efervescente, corrosiva e mordaz.

Espero levantar por aqui alguns assuntos pertinentes como o impacto da inflação no nível de vida, ou o período menstrual como elemento facilitador de conversa. Realidades irreais, corroendo o metal da vida, como se de liquido de travões se tratasse. Vamos lá ver como corre...
Polémica, Política, Ideias Soltas, Ideias Sólidas, Suposições, Alegações, Certezas, Incertezas, Ideologias, Religiões, Podridões... na entrada de mais uma silly season, um Blogue “Silly”... vinha mesmo a calhar!
Et voilá...