2006-07-25

Uma concentração... para todos os tamanhos!

Uma concentração... para toda a família!


Uma grande concentração... de motos!







Uma concentração... de pura diversão!







2006-07-10

2006-07-09

A recepção da Selecção Nacional foi o momento mais alto destes últimos tempos de Mundial-mania. Embora não tenham trazido a taça, trouxeram o orgulho de um bom resultado e de alguma esperança. É futebol, pois é, podia ser noutra coisa qualquer… mas é um ponto de partida.

Portugal segue dentro de momentos… depois deste curto intervalo!

2006-07-06

Recebi um e-mail com as alterações ao código da estrada. Achei a maioria justa. Três pontos levantaram-me dúvidas:

1. Os candidatos à obtenção da carta de condução já só necessitam saber ler e escrever. Este ponto entra em conflito com a política educativa. Pessoalmente defendo que os candidatos deveriam ter no mínimo a escolaridade mínima obrigatória (9.º ano), pelo menos aqueles com idade inferior a 35 anos. Se é mínima e obrigatório, é para cumprir! Ou não é!?!?

2. É proibido parar ou estacionar no interior das rotundas e a menos de 5 metros destas. Muito bem. Já era assim, pesno e concordo. Mas da próxima vez que a polícia ou guarda me mandar parar em plena rotunda… Não deveriam evitar operações STOP nas rotundas? Ainda esta manhã vi um carro da PSP parado em plena rotunda, tive de mudar de faixa e voltar a entrar. E estava simplesmente estacionado, com bastante espaço fora da rotunda… enfim…

3. Fiquei a saber que é proibido o estacionamento de veículos ostentando qualquer informação para efeitos de transacção. Este é um ataque flagrante à liberdade individual e até à propriedade privada. Mais, trata-se de uma concessão à indústria automóvel e de revendedores. A nossa sociedade e o ordenamento do espaço são prejudicados porque um veículo anda com uma folha A4 com “quero mudar de dono” escrita? Em Espanha, e nos restantes países da Europa, nem o ano do carro figura na matrícula. Este é outra concessão à indústria automóvel. Já para não falar do “saudoso” K para os usados importados. Enfim…

2006-07-05

Reflexos de reflexões irreflectidas…
Publicado no Jornal do Algarve

Mundial

O futebol é realmente um fenómeno que dificilmente pode ser justificado. Da paixão clubista, chegamos, de tantos em tantos anos, à paixão patriótica. Içam-se as bandeiras, colocam-se os cachecóis aos ombros, fazem-se tops com bandeiras, enfim, há de tudo. O país está ao rubro. Melhor, está verde e rubro. A vitória é a locomotiva, embora efémera.

Em breve, renascerá o país normal, das rotinas contínuas.

Acho incrível faltar ao emprego, mudar uma sessão parlamentar, não fechar um trabalho, enfim, descurar as responsabilidades em nome do “desporto-rei”.

Mas também, há que ser honesto, faltam motivos que justifiquem ou, pelo menos, potenciem alguma euforia colectiva, aquele sentimento latente de “portugalidade”… esmagado por décadas de sentimentos de culpa.

Mas aí está uma desculpa, tão boa quanto qualquer outra. Nestes jogadores, excessivamente pagos e adulados, reside a essência daquilo a que podemos chamar esperança. Mesmo que seja de coisa alguma…

Canhestros

O Primeiro-ministro anunciou que o país está finalmente ligado em Banda Larga. A nova literacia passa por aí. Mas é apenas uma nota de rodapé, nos problemas estruturais que temos nesta área.

Lista Negra

A lista que os merceeiros colocavam nas montras, vexando os clientes mais faltosos ao pagamento das respectivas “contas”, vai ser recuperada como instrumento de recuperação de dívidas fiscais. Bem feito.

E-mails para todos

O choque tecnológico na sua verdadeira acepção. Sim, todos os portugueses terão a sua caixa de correio electrónico. A Sra. Vicencia já conta os dias para poder receber os seus mails e pagar as suas contas, só tem um problema: a electricidade ainda não chegou à sua aldeia. Mas isso é apenas um ruído de fundo neste Portug@l.

OTA e TGV

Parece que sempre avança… serão os primeiros efeitos da silly season?

Jardim da Alameda João de Deus

Já não ia ao Jardim da Alameda há bastante tempo. Recordo-me deste espaço, já um pouco decadente, embora agradável q.b. para ler um livro ou dar um passeio, especialmente em dias de calor, já que as árvores altas e a vegetação densa criam um ambiente fresco.Esta infra-estrutura foi recuperada pela Câmara Municipal de Faro, reaberto em Agosto de 2005 com uma nova face. Hoje, ombreia com os melhores jardins de Portugal. São 2 hectares de lazer. Tem Internet grátis (com espaço Internet e Wi-Fi para quem tenha o equipamento necessário), um renovado mini-golfe, café e um Parque Geriátrico. Este último equipamento permite a manutenção física dos mais idosos. Uma excelente ideia! Um verdadeiro serviço público… e a escassos metros da Biblioteca Municipal.

2006-07-04

"Selo" ou não "selo", eis a questão

Todos os anos fico chocado. Um motociclo que tenha mais de 750cc paga 99,68€. Ou seja, o dobro de um carro a gasóleo com 3000cc… e ainda reclamam quando estacionamos num qualquer lugar destinado ao parqueamento de viaturas (seja de que tipo for).

Qual é o desgaste que uma moto com 200 ou 300 quilos, até 1,5 metros de comprimento, faz na via pública? Polui menos, consome menos, enfim…

É de facto uma injustiça. Mas é pagar… e “mai” nada!!

Já agora, um aplauso para a possibilidade de adquirir o dístico pela Net!


[Pagar]

[Imposto Municipal Sobre Veículos - Tabelas das taxas para 2006]

2006-07-03

2006-07-01

2006-06-29

2006-06-28

NETEMPREGO

Mais um choque... Só não sei se tecnológico!

2006-06-27


2006-06-26

Há coisas que não lembram ao diabo. Não é que a localidade mais próxima de Boliqueime (terra do nosso ex Primeiro-ministro e actual Presidente da República), pela estrada de Paderne, dá pelo nome de: Marcos Mendes!!!

Tem dúvidas?? Aqui fica a foto…
Banda larga em Canhestros! [ver aqui]

Estive lá há umas semanas… pelos vistos ainda sem “banda”! Aqui fica a direcção para os interessados.

E Canhestros, no concelho de Silves, já tem banda larga??

2006-06-25



















Fotos tirados com Nokia 6630

2006-06-19

Pagar impostos é uma chatice, convenhamos. Existem alguns que o contribuinte tem uma noção da sua necessidade, até porque usufrui da sua aplicação.

Em relação aos descontos que fazemos para a Segurança Social (não a nossa, mas a dos outros) já o assunto não é linear. A geração actual de contribuintes está a pagar as gerações de reformados, uns que nunca descontaram, ou pouco, outros que por questões de putativa justiça social, devem ser protegidos, pois não podem alterar as “regras do jogo” para estes cidadãos da república portuguesa… a piada é que para estes cidadãos receberem as suas pensões, exige um esforço extra de nós, que só receberemos uma parte muito pequena daquilo que descontamos. Uma vez mais, penalizam-se quem está a produzir em detrimento dos outros, assim se sustenta o actual modelo de segurança social, o tal estado previdência.

Num artigo de opinião publicado no mês passado na revista Atlântico, Pedro Ferraz da Costa defendia que os melhores terão tendência para sair do País, trocando-o por um outro que lhes dê melhor retorno. É a teoria do custo-benefício… investir num Estado que nos dê garantias de rentabilidade no futuro, i.e. uma reforma adequada ao esforço realizado ao longo da carreira contributiva, é mais acertado do que continuar a sustentar um Estado que em vez de reduzir despesa, aumenta a carga fiscal, como forma de aumentar os gastos. Parece a inversão de uma lógica de gestão pura e simples.

Já cantava Jorge Palma: Ai, Portugal, Portugal, do que é que estás à espera… tens o pé numa galera, outro no fundo do mar…