Sobre os jornalistas
O Pedro Mexia, é acusado de não ser um jornalista pelo nucleoduro, de facto, depois de ler a sua resposta ao assunto, fico com vontade de teorizar sobre isto: de facto, um jornalista é aquele que possuí carteira profissional que o habilite a usar essa denominação. Pedro Mexia é por isso um jornalista, já que tem carteira profissional e escreve em jornais, tout court:
jornalista
s. 2 gén.,
pessoa que, por profissão, escreve em jornais
In Dicionário Universal da Lìngua Portuguesa
O jornalista pode ainda possuir especializações, como repórter, jornalista de investigação, de moda, de futebol, repórter fotográfico (uma imagem vale por mil palavras, mas como diria o Edson, foram necessárias 6 palavras para dar esta imagem...). Esta é a minha opinião.
Será que os Pivots dos jornais televisivos não são jornalistas? Ainda que tratem informação, muitas vezes não a produzem...
Será que os analistas políticos ou comentadores não serão de certa forma jornalistas? Já que dão um importante contributo para a discussão de temas...
Eu também escrevo para jornais e uma revista, no entanto, ao contrário do Mexia, não sou jornalista! Porquê? Porque não é a minha actividade principal (nem sequer a considero actividade profissional), nem tenho carteira profissional (nem quero ter).
Para traçar um paralelo, um economista não o é por ser licenciado nesta área, como o advogado, o médico, o revisor oficial de contas, o técnico oficial de contas, o enfermeiro, o engenheiro... e continua... todos estes têm que ser admitidos numa Associação, Câmara ou Ordem.
Este é o meu contributo para este tema.
Para terminar, saúdo as "nuas" dos duros (também, com gajas daquelas... têm de estar duros)
2003-07-03
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário