2005-03-16

"Código Da Vinci" na lista dos livros proibidos pelo Vaticano

O Vaticano incluiu hoje o "best-seller" mundial "Código Da Vinci", do escritor Dan Brown, na lista das obras literárias a "não ler nem comprar", acusando-a de ser um "castelo de mentiras".

Por acaso já cirandam lá por casa os “Anjos e Demónios”, o novo romance de Dan Brown. Ainda não comecei. Depois ponho uma nota sobre o livro.

Mas este poste é sobre uma organização que dá pelo nome de Igreja Católica Apostólica Romana. Como se pode ver aqui, a última ditadura europeia – O Vaticano – ainda não abdicou da perseguição cultural, da censura, entre outras formas arcaicas de estar e intervir na sociedade.

Ler o “Código Da Vinci”, para este Estado, é tão censurável com usar contraceptivos.

Mesmo depois das desculpas relativamente à inquisição, entre outras, o Vaticano subsiste em manter-se isolado nas questões humanitárias que flagelam a sociedade. Em Africa, onde a SIDA dizima milhões, assistimos à Igreja Católica condenar o uso do preservativo… esta é a Igreja que temos… se calhar é a que merecemos!

Considero que esta Igreja é responsável por muito do atraso da sociedade ocidental. Se não fosse pela Inquisição, pelo estado de medo que infligiu (e de certa forma ainda inflige) nos seus seguidores, e não só, poderíamos estar muito mais evoluídos... eu pelo menos acredito que sim!

Ah, e ainda por cima só agora proíbem o livro… e os que já leram? Espera-lhes algum acto de contrição?

Sem comentários: