2005-03-28

De gota a gota...

A nossa sociedade mantém um nível de desperdício de água brutal. A forma mais fácil de influenciar (reduzir) o consumo, reside em inflacionar o preço. É uma via aceitável do ponto de vista instrumental. Mas penaliza quem é obrigado a consumir, face ao número de elementos do seu agregado familiar, por exemplo.

Fiz uma experiência que me surpreendeu: levei um garrafão de água para o duche e verifiquei que consigo enchê-lo até que fique com a temperatura ideal para iniciar o banho. São cerca de 5 litros de água. Ou seja, no mínimo, por ano, lá se vão 1525 litros (305 dias x 5 litros, os restantes 60 dias tomo, quase sempre, com água fria). Mesmo assim, desperdiço 1,5 m3 de água num ano. Não fiz o teste com a minha esposa, ou seja, estes dados são para uma pessoa.

Isto fez-me pensar em alternativas de poupança.

Quando se constrói uma casa, deveria ser obrigatório a implementação de canalizações que captassem as águas do banho para, por exemplo, usar no autoclismo. Ou seja, essa canalização alimentava um depósito de 100 litros que servia exclusivamente os autoclismos dessa casa.

Pensei também na quantidade de água que poderia ser captada dos telhados. Nas casas e nos prédios poderia ser obrigatório instalar processos de recolha da água para a rede pública, que alimentaria a rega dos espaços verdes colectivos e outro tipo de usos. É lógico que este esforço deveria ter sido feito há muito.

Não sei se será impraticável. Quando as canalizações urbanas foram apresentadas, a população estranhou e não acreditou no seu sucesso. Quem é que hoje se atreve a contesta-la? As casas de banho rurais eram praticamente inexistentes (e dispensáveis) até há poucas décadas, hoje…

A minha contribuição vai passar por captar e reter durante o Inverno esta água que até aqui desperdiço, acredito que no mínimo são 2 a 3 mil litros por ano, sem contar com a que cai nos meus telhados. Esta última vou procurar armazenar num depósito. Este ano é atípico, mas juntando a água das chuvas com a outra, devo conseguir assegurar a rega do meu jardim, durante os meses de verão. Não fiz ainda contas, mas até deve ser rentável do ponto de vista financeiro, a médio/ longo prazo, visto que apenas tenho que investir num depósito de fibra (por exemplo), numa bomba e alguns tubos.

A média de pluviosidade na região é de 450 mm por metro quadrado. Não tenho muitos conhecimentos nesta matéria (corrijam-me se estiver a pensar mal), mas cada 1 mm de água corresponde a um litro. Ou seja, podemos captar em cada metro quadrado de superfície (em média) 450 litros de água por cada ano, imaginem o que podemos recolher nos nossos telhados!!!


Este vai ser o meu contributo. E o seu, qual vai ser?

Sem comentários: