2005-04-17

Finanças notificam clubes com dívidas de 4,8 milhões

"A Administração está a ultimar o envio de uma notificação aos clubes de futebol com dívidas ao fisco referentes ao mesmo período do chamado Totonegócio [até 31 de Julho de 1996], mas que não foram abrangidas por este acordo entre o Estado, a Liga de Clubes e a Federação Portuguesa de Futebol em 1999."

As Sociedades Anónimas Desportivas (SAD) são devedoras da Administração Fiscal, ou seja, devem ao País, segundo a notícia em cima, 4,8 milhões?!?! Até 31 de Julho de 1996, porque a dívida actual deve ser bem maior.

Se quem está agora a ler este “poste” dever 50 Euros ao “Fisco”, arranja tanta complicação, que até lhe vendem o gato coercivamente para pagar a dívida. O que é justo (excepto para o gato).

Trata-se de uma imoralidade. Para além de existir; da publicidade e cobertura mediática de que tem sido alvo, dá a imagem de existirem contribuintes de primeira e outros de segunda. E pelos vistos existem. Imoral porque os clubes continuam a comprar e vender jogadores, investir em estádios e outras fontes de despesa que deveriam ser usadas para liquidar as suas responsabilidades tributárias. Tanta falta faz ao Estado (que é o mesmo que dizer a todos nós).
Goste-se ou não de futebol, é necessário pensar que uma SAD é uma empresa, uma entidade de boa fé que, caso deixe de o ser, fica sujeita às penalizações da legislação da República. Vamos ver por quanto tempo mais vai esta dívida ficar por regularizar…

Sem comentários: