2005-05-06

Sven-Goran Erickson lidera um projecto de investimento turístico-desportivo. São 50 milhões de Euros que pretendem injectar na economia de Lagos.

Estes projectos levam muitas vezes uma década para serem aprovados, como alguns que conheço. Este já deu entrada nos serviços competentes, na forma de um ante-projecto. São iniciativas que devem sair rapidamente da gaveta e avançar, face à sua necessidade e oportunismo. Esta cidade carece de investimento estruturante. Defendo a necessidade de preservação (ordenamento) do ambiente, mas também da sociedade. Penso que a ocupação do espaço deve ser feita de forma a reduzir os impactos, mas não deve ser dogmática como os ambientalistas pretendem, a bem da economia, que é o mesmo que dizer a bem da sociedade.

Depois do que aconteceu com a Sonae… vamos ver como corre este…

O município de Vila Real de Santo António, por exemplo, assumiu a vertente turística-desportiva como estratégica, naquele concelho. A região tem condições climáticas, geográficas e de infra-estruturas básicas (aeroporto e rede viária) que permitem garantir sucesso a empreendimentos deste tipo. O turismo como elemento fundamental da economia regional, com especial acuidade em Lagos, deve ser bem planeado e o Poder Local deve ter um papel de estratega, captando investimento nos vários nichos que tem capacidade de instalar, promovendo-os e facilitando de forma planeada estas iniciativas.

O turismo tem cada vez mais especificidades que obrigam à segmentação. Na região, entre outros, já se assiste, para além do Sol e Praia, ao aumento de outros segmentos, designadamente de incidência rural, de natureza e património, de mar, mas também de eventos, congressos e incentivos e desportivo.


Por isso, Lagos tem agora uma oportunidade de diversificar a oferta turística…

Sem comentários: