2005-05-21

Trincadeira 2001 - Herdade do Esporão (Finagra)

Os vinhos monocastas estão a entrar em força nos hábitos dos apreciadores. As selecções propostas pela Herdade do Esporão e pela João Portugal Ramos (não encontrei site, mas ver aqui a selecção) são interessantes, embora o Esporão tenha uma oferta mais variada.

Quero comentar o Trincadeira 2001. Beber este néctar, que estagiou 6 meses em carvalho americano, é uma boa experiência. Os taninos estão bem integrados, sente-se o álcool logo de início, mas rapidamente o sabor da fruta e da madeira tomam conta da boca. Aconselho vivamente a abertura da garrafa algum tempo antes do consumo, em especial, como foi o meu caso, com a ajuda de um decanter. Tem um factor preço/ qualidade bastante interessante. Acompanhei o vinho com um prato de lasanha. Embora aconselhe-se um vinho mais encorpado, estava delicioso.
A temperatura aconselhada fica entre os 16-18ºC. Normalmente existe a tendência para servir o vinho à temperatura ambiente, mas no nosso Algarve, a temperatura é bastante elevada, por isso, se o termómetro indicar 30º, o vinho não vai ter a mesma prestação. Aconselho por isso que o vinho fique a “repousar” num local onde seja possível “controlar” a temperatura, para não subir muito. Uma sala mais escura e fresca, junto ao chão... pode servir. Tudo menos o recurso a frio directo (nada de frigoríficos).

Sem comentários: