2005-09-14

«No meu entender não tem perfil para Presidente da República e não tem a formação humanista que deve ter um presidente de Portugal» (sic Mário Soares)

Esta é a opinião do “grande” Senador da República Portuguesa. A terceira escolha do PS!

Qual é, então, o perfil de um Presidente da República?

Não sou republicano. Mas já que vivo numa República, aqui vai: considero que o perfil de um Presidente deve incluir o sentido de Estado, dever, serviço público, ética, pragmatismo, capacidade de decisão e liderança, visão e acima de tudo experiência política de relevância nacional e/ ou internacional! Ou seja, qualquer dos dois candidatos cumpre o perfil. Já os restantes, embora simpatize pessoalmente com aquele ar simpático do Camarada Jerónimo, são fait divers…


«Foi um primeiro-ministro que fez um serviço pelo país, indiscutivelmente» (sic Mário Soares)

Agora afirma isto. Quando se está no activo, é necessário criticar e mesmo desancar os oponentes. O Prof. Doutor Cavaco Silva (que é Doutor por mérito científico e académico, ao contrário de outros) deve ter esboçado um leve sorriso.

A estratégia passa por dizer que o oponente teve muito mérito no cargo de Primeiro-ministro, que nunca terá no de Presidente. Caso o Prof. tivesse sido candidato nas legislativas, provavelmente já não teria mérito algum e seria “velho”, “fora do seu tempo”… será coincidência?!?!

Sem comentários: