2006-07-05

Reflexos de reflexões irreflectidas…
Publicado no Jornal do Algarve

Mundial

O futebol é realmente um fenómeno que dificilmente pode ser justificado. Da paixão clubista, chegamos, de tantos em tantos anos, à paixão patriótica. Içam-se as bandeiras, colocam-se os cachecóis aos ombros, fazem-se tops com bandeiras, enfim, há de tudo. O país está ao rubro. Melhor, está verde e rubro. A vitória é a locomotiva, embora efémera.

Em breve, renascerá o país normal, das rotinas contínuas.

Acho incrível faltar ao emprego, mudar uma sessão parlamentar, não fechar um trabalho, enfim, descurar as responsabilidades em nome do “desporto-rei”.

Mas também, há que ser honesto, faltam motivos que justifiquem ou, pelo menos, potenciem alguma euforia colectiva, aquele sentimento latente de “portugalidade”… esmagado por décadas de sentimentos de culpa.

Mas aí está uma desculpa, tão boa quanto qualquer outra. Nestes jogadores, excessivamente pagos e adulados, reside a essência daquilo a que podemos chamar esperança. Mesmo que seja de coisa alguma…

Canhestros

O Primeiro-ministro anunciou que o país está finalmente ligado em Banda Larga. A nova literacia passa por aí. Mas é apenas uma nota de rodapé, nos problemas estruturais que temos nesta área.

Lista Negra

A lista que os merceeiros colocavam nas montras, vexando os clientes mais faltosos ao pagamento das respectivas “contas”, vai ser recuperada como instrumento de recuperação de dívidas fiscais. Bem feito.

E-mails para todos

O choque tecnológico na sua verdadeira acepção. Sim, todos os portugueses terão a sua caixa de correio electrónico. A Sra. Vicencia já conta os dias para poder receber os seus mails e pagar as suas contas, só tem um problema: a electricidade ainda não chegou à sua aldeia. Mas isso é apenas um ruído de fundo neste Portug@l.

OTA e TGV

Parece que sempre avança… serão os primeiros efeitos da silly season?

Jardim da Alameda João de Deus

Já não ia ao Jardim da Alameda há bastante tempo. Recordo-me deste espaço, já um pouco decadente, embora agradável q.b. para ler um livro ou dar um passeio, especialmente em dias de calor, já que as árvores altas e a vegetação densa criam um ambiente fresco.Esta infra-estrutura foi recuperada pela Câmara Municipal de Faro, reaberto em Agosto de 2005 com uma nova face. Hoje, ombreia com os melhores jardins de Portugal. São 2 hectares de lazer. Tem Internet grátis (com espaço Internet e Wi-Fi para quem tenha o equipamento necessário), um renovado mini-golfe, café e um Parque Geriátrico. Este último equipamento permite a manutenção física dos mais idosos. Uma excelente ideia! Um verdadeiro serviço público… e a escassos metros da Biblioteca Municipal.

Sem comentários: