Mata-mouros escreveu:
"Calamidade Pública IX
Pergunta politicamente correcta: quantos aviões de combate a incêndios, quanto equipamento de prevenção, quantas horas de treino e formação, se teriam pago com os milhões que o Estado esbanjou neste e nos outros 9 estádios de futebol que ainda vão ser inaugurados?"
De facto é uma questão pertinente, mas falsa. Pertinente porque foram gastos recursos públicos na construção de equipamentos desnecessários e para Sociedades Anónimas utilizarem. É falsa porque essa verba não seria, certamente, inscrita na formação e equipamentos de prevenção e combate a incêndios.
Penso que a resolução deste problema passa pela utilização de meios humanos afectos ao RMG, ao subsídio de desemprego e passando também pelos presos. Passa também pela consciência de que as populações devem precaver-se, não esperando sempre que o estado se substitua às suas obrigações. Quantas casas seriam salvas, caso existissem corta fogos e áreas de protecção. Quantos milhões foram canalizados de fundos comunitários para a limpeza de florestas, enriquecendo produtores florestais, sem resultados ao nível dos seus objectivos (critica para os beneficiários de subsídios e para a fiscalização conivente).
O Mata-mouros, que considero uma referência na blogosfera, comete ainda um erro de juízo, pois o estado até pode ter culpas, mas certamente os produtores, agricultores e residentes em áreas de risco devem associar-se e procurar salvaguardar os seus bens e meios de trabalho. Fica no ar uma questão: Já alguma vez ardeu floresta explorada pela (por exemplo) Soporcel???
2003-08-07
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário