2003-11-10

Propinas

Ouvia há pouco na rádio o Presidente da Associação Académica de Coimbra, depois de se verificarem (penso que) 4 queixas sobre si na PJ, por parte de docentes desta universidade, devido ao fecho da mesma, por lhes ter sido recusada a entrada aos seus postos de trabalho. A sua preocupação recaía no seu futuro como jurista, devido aos problemas que poderiam daí advir na sua admissão à Ordem.

Entendo os excessos cometidos. Mas quando se defende um princípio, é para sofrer também as consequências. Por isso, caso seja indiciado, julgado e caso seja considerado culpado, a culpa não recai nem no sistema, nem nos professores que fizeram as queixas, mas no acto em si... um estudante de direito deveria compreender os riscos associados a uma posição destas.

Mas o que considero grave é um grupo de estudantes, com uma formação já acima da média, faça protestos deste tipo. Anti-democráticos. Porque será que não convocam uma greve total? Porque sabem que não teriam uma aderência total... Assim, o mais fácil é colocar cadeados, obrigando os resultados. Onde está a democracia.

Sem comentários: