2005-03-10

Uma Assembleia tem mecanismos próprios que permitem gerir os conflitos entre os seus membros. A mesa da assembleia de Sábado à tarde, em Loulé, poderia ter expulso da sala alguns dos agressores verbais que repetidamente desrespeitaram quem ali estava, para além da própria mesa que, obstinadamente, os mandava calar e exigia compostura. Estas pessoas queixam-se de só serem chamados para colar cartazes e contribuir financeiramente, mas percebe-se logo porque apenas servem para isso. E já é muito!

Não me considero elitista em termos políticos, considero que esta expressão deve ser aglutinadora das várias opiniões, realidades e até formas de estar, mas também procurar aqueles que melhor podem contribuir, técnica e politicamente, na elaboração dos vários projectos e na construção das estratégias partidárias.

Estas pessoas, que atacam, são levadas pelos seus próprios receios, são facilmente manobradas e orientadas. Concordo com o Fernando quando diz que existem pessoas por trás da “esmeraldada”, são marionetas políticas… mas esta é a sociedade que temos, este é o partido que temos… Resta por isso duas situações, submergir uns tempos, até que o enquadramento seja mais conciliador e consistente, ou entregar o cartão e fazer política sem a via partidária. Ou, porque não, um misto dos dois.

Embora seja um militante de base, como está tão na moda agora (porque será?), já pensei na desfiliação, pois não me revejo em muitas atitudes… mas esta não é a altura de sair, esta é a altura de continuar a falar e a escrever, esta é a minha contribuição por agora. Já tentei dar outro tipo de contribuição, mas tenho-me desiludido quase sempre... penso que a actual classe política (e aqui não me refiro a ninguém em especial) não está preparada para trabalhar, para decidir, para actuar… não há grande capacidade de pensar e qualquer grupo que apareça para trabalhar e construir, é considerado, muitas vezes, como uma ameaça aos interesses instalados.

Em relação a muitas das críticas lançadas aos dois ausentes da reunião referida em cima, tenho apenas (por agora) uma coisa a dizer, já todos se esqueceram que alguns políticos da região, depois de ficarem sem o seu lugar, também se retiraram e não disseram presente em vários momentos eleitorais, o que está inteiramente no seu direito… desde que não critiquem nos outros o que foram as suas acções!!!

Sem comentários: