2005-04-20

Associação ODIANA apoia famílias carenciadas

Projecto de recuperação de habitações degradadas beneficia 54 agregados familiares


Tive uma pequena experiência de trabalho com a ODIANA, através de uma parceria transnacional que a Globalgarve integrou inicialmente, tenho acompanhado o seu trabalho à distância, desde essa altura.

Esta Associação dos municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António tem assumido um trabalho de envolvimento e desenvolvimento daquele território.

[Tinham um projecto de hotelaria em extensão que achei muito interessante, não sei em que ponto está. Também previa a recuperação de habitações tradicionais, embora para alojamento turístico.]

Estas organizações sem fins lucrativos, que actuam nos diversos territórios, têm servido para reunir fundos públicos e privados que são colocados directamente onde mais falta fazem, apoiando projectos que a iniciativa privada, e muitas vezes a pública, não consegue por si só.

Estas entidades que promovem o desenvolvimento local e regional têm sido responsáveis pelo aproveitamento de fundos estruturais que a União Europeia tem disponibilizado, pelo que fazem um serviço de utilidade pública, reconhecido pelas populações, especialmente nos territórios classificados como de baixa densidade. Têm também sido responsáveis por manter quadros técnicos (através dos mais diversos projectos que desenvolvem) em locais que dificilmente tinham condições autónomas de os atrair, com implicações a vários níveis. Acredito que esse impacto é real e os seus projectos, na sua maioria, contribuem para o desenvolvimento das zonas mais deprimidas, com piores acessos e com níveis cada vez mais reduzidos de população activa. Esse tem sido o seu contributo.

Sem comentários: