2005-06-08

Gostava de sentir que Portugal caminha para um objectivo comum: o desenvolvimento.

É interessante como os principais intervenientes da vida política têm realizado esforços no sentido de apoiar, contrariar, negar, denegrir, comover, atacar, defender, sustentar, suspirar... e por aí a fora, as resoluções e políticas do governo.

Eu, que coloco o País acima da minha orientação política, tenho tentado reflectir sobre um conjunto de ideias que até aqui tinha sobre o PSD. Algumas, aparentemente, caíram por terra...

Não sei se o Eng. Sócrates vai levar até ao fim, ou se o PS irá deixar, já que querem ganhar em 2009. Mas ainda assim, aguardo pelas restantes semanas que clarificarão alguma coisa.

Relativamente ao tão falado estado de graça, parece-me humor, já que não é de graça. Antes pelo contrário, invisto (ou gasto, já nem sei) algumas dezenas de “contos” por mês nele.

Dos principais intervenientes que falei há pouco, concretizo um. Os sindicatos. Essas organizações descaracterizadas onde a limitação de mandatos deveria ser obrigatória, pois há anos que são os mesmos... assisti a um dos sindicatos da Função Pública (dos técnicos) atacar algumas mediadas que certamente sabem, no intimo, serem urgentes e necessárias, apenas por demagogia defendem direitos adquiridos e privilégios.
Em que classe profissional existem tamanhas regalias, tantas vezes sem o trabalho correspondente. Um professor dizia ontem que começaram a trabalhar muito cedo e por isso, como já tinham trabalhado muito, querem a reforma. E os desgraçados que trabalharam a vida toda numa fábrica, por um ordenado de miséria, para ver a sua reforma aos 65 anos??? Para não falar do ano Zero que os professores podem pedir antes da reforma, nas outras profissões, trabalha-se até ao último dia... Este professor ainda disse mais uma pérola: que os professores não podem colocar uma placa de “volto já” e sair... fui verificar algumas cadernetas escolares (minhas) e as faltas dos professores do ensino secundário eram, em média, de 15 a 20 por cento. Aí está o cartaz de volto já...

Sem comentários: