2005-06-06

SALIRA - um tinto a sério!

Um excelente vinho da minha região. Feito exclusivamente da casta Syrah, no ano de 2003. Segundo o produtor (Adega Cooperativa de Lagoa), foi produzido com uvas de uma só parcela em protecção integrada.

Já tinha provado vinho desta casta, designadamente da João Portugal Ramos. Do ponto de vista do olhar, a cor violeta turva e forte, é mais interessante no vinho da JPR. Com 15º, é um vinho forte que leva tempo a afinar o paladar. Já este, o Salira, é mais suave (13º), frutado e um bom vinho para experimentar uma região que ainda vai dar que falar.

Tenho mais tendência para consumir Douro e Alentejo, não tinha ainda experimentado bons vinho da região. Mas este avivou o meu apatite por procurar vinhos do Algarve. Estou à procura do Vida Nova (Reserva), que me foi referenciado, mas ainda não consegui apanhar, nem em garrafeiras especializadas, nem nos hipermercados.

Sem comentários: