2006-03-05

Um dos factores que pode dinamizar a nossa economia reside exactamente no desenvolvimento de conceitos inovadores, abordagens ao mercado diferenciadas. Enfim, detecção de nichos e desenvolvimento de mercados.

Na economia do turismo ainda existe espaço para desenvolver conceitos com alguma diferenciação. O grande empreendedor do Douro (já presente no Algarve e a prazo no Rio Amazonas), Mário Ferreira, prosperou com o seu investimento, algo visionário quando lançou. Aproveitou sinergias e um recurso natural fantástico, “abandonado” e perdido por entre socalcos, ainda que fosse (e é) um dos mais relevantes patrimónios paisagísticos (entre o natural e o construído) deste país e do mundo!

(Bem) mais a sul, a barragem do Alqueva tem um potencial turístico fantástico. Só espero que o Alentejo não seja um novo Algarve. Que aprenda com os erros arquitectónicos e a política permissiva de ocupação do território que permitiu criar o caos urbanístico em Quarteira, Monte Gordo, Armação de Pêra, Portimão...

Mas voltando à barragem. Abriu recentemente uma marina que oferece, para além de outros, um serviço inovador no País: o aluguer de embarcações para quem quiser desfrutar uns dias a navegar no maior lago artificial da Europa.

Aqui está, na sua forma mais pura, o empreendedorismo que está a faltar à nossa economia. Por vezes, mais que capital, é necessário uma boa ideia.

Aconselho a visita ao Site e, porque não, a reserva de um barco por alguns dias. Se aliarmos a aventura que esta forma alternativa de turismo proporciona, à gastronomia da região... o que é que estamos à espera?

Aqui [AMIEIRAMARINA]

Sem comentários: