2005-10-07

À Porta de Belém

O Dr. Paulo Portas está a equacionar uma candidatura a Belém. Até aqui já todos percebemos. Não estou certo que avance. Primeiro por retirar ao Prof. Cavaco Silva a vitória logo na primeira volta. O que o preocupa não é tanto o Sr. Professor, mas uma eventual penalização que poderia resultar sobre o seu futuro político, caso, numa segunda volta, com a esquerda mobilizada em torno de um só candidato, poderia “entregar” Belém à esquerda. Isso teria custos significativos na sua credibilidade junto do seu eleitorado, tradicionalmente mais conservador.

Penso que ele sabe que ainda não é a altura de aparecer. Saiu de um governo demissionário há bem pouco tempo. Muito pouco tempo.

Em relação ao Professor, tem condições para desempenhar uma presidência actuante. Com ele, Belém será certamente diferente. Pelo seu perfil técnico, espera-se alguém com uma sensibilidade e profundidade nos assuntos económicos, ideais numa altura de crise. Não será oposição ao governo, mas também não lhe vai dar rédea solta. Vai exercer o cargo.

Uma garantia que já deu, mesmo antes de avançar com a candidatura, foi a sua oposição à OTA e ao TGV.

Este país tem um grande parque zoológico cheio de Elefantes Brancos, espero sinceramente que estes não venham engrossar a “manada”! O problema não reside no facto de empenharmos o país, mas nas dúvidas generalizadas do sector que paga (i.e. os empresários) de que trará benefícios ao país, face aos custos envolvidos.

Sem comentários: